1/6

Área Artistica

Artes Visuais, Música e Som, Cinema e Vídeo

Contactos

 Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

sobre

 A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa pretende, no seu programa de atividades, afirmar-se como um “art center”, acentuando, para além da sua natural vertente académica e de investigação multidisciplinar, uma vocação de criação e divulgação de diferentes linguagens artísticas. Pretende-se acrescentar à formação académica e curricular dos alunos o contacto com diversas realidades artísticas, assim como proporcionar a abertura da escola à comunidade com iniciativas abertas ao público em geral.
Neste contexto, a Escola quer posicionar-se na intersecção entre o cinema e as artes visuais, identificando autores que têm cruzado ambos os campos, mostrando propostas a que chamaríamos de “arte cinemática” ou “cinema no campo expandido”. Os artistas em residência na Escola das Artes irão concretizar uma exposição na galeria da Escola, assim como acompanhar, em regime de colaboração, os alunos e os seus projetos artísticos, num clima de “contágio” entre artistas e alunos. Os artistas também darão sequência aos trabalhos em curso, utilizando os recursos técnicos e humanos da Escola. Neste contexto, serão também promovidas Residências Curatoriais, com convites a curadores reputados, que virão à Escola participar no trabalho criativo dos alunos e dos artistas em residência, mas também farão visitas ao tecido artístico da cidade (museus, ateliers, galerias, etc.).

candidatura

 

Destinatários

Artistas individuais ou coletivos, nacionais e internacionais, com atividade relevante na área das artes visuais, cinema e vídeo, música e som.

 

Seleção

Tipo e vagas variam consoante os projetos em curso.

A candidatura decorre maioritariamente por convite. A seleção será feita após análise de propostas mediante envio de dossier com descrição do projeto e vontades artísticas, carta de intenções, portfólio online, CV artístico e proposta de duração e data para a residência.

Na candidatura o(s) artista(s) deverão comportar ainda proposta de exposição ou apresentação pública como resultado da residência artística. 

instalações

 A Escola das Artes possui dois edifícios construídos de raiz, com características pensadas para as suas necessidades: som e imagem e conservação e restauro. Neste âmbito, a Escola desfruta de tecnologia de ponta para a produção e pós-produção de cinema – uma das características que a destaca de outras escolas de cinema –, assim como recursos técnicos para o desenvolvimento de projetos multimédia.
Usufrui ainda de condições comuns a toda a Universidade Católica: dois bares, restaurante, cantina, biblioteca.

Mais informação

  • Sala de Exposições com 125 m2
  • Várias salas de trabalho individual ou em grupo
  • Oficina para criação multimédia
  • Oficina de pintura
  • Estúdio de Motion Capture, com 60 m2 preparado para a captura de movimento humano com recurso a um sistema de Motion Capture Vicon
  • Estúdio de mistura de som surround, com 50 m2 acondicionado acusticamente e com equipamento e software de última tecnologia
  • Estúdio de TV, Cinema e Chroma-Keying com 50m2, preparado para cinema, televisão, fotografia, iluminação arquitetural e exposição de arte
  • 10 células de produção de som e vídeo, com workstations para áudio e vídeo instaladas com software padrão da indústria
  • Laboratórios de fotografia digital e analógica
  • Estúdio Fotográfico
  • Auditório com capacidade para cerca de 400 pessoas, equipado com última tecnologia de projeção e de som