DE LICEIRAS 18

1/7

Área Artistica

Música e Som, Artes Performativas, Artes Visuais, Crítica e Literatura, Cinema e Vídeo

Privado

Contactos

Travessa de Liceiras, n.º 18
4000–323 Porto
deliceiras18@gmail.com

sobre

DE LICEIRAS 18 é um espaço experimental, independente e coordenado por artistas. Está localizado no centro histórico do Porto, numa antiga casa residencial. Todos os meses aloja um grupo de artistas que formam uma comunidade temporária dinâmica e em constante renovação. Serve também como plataforma para colaborações espontâneas, desenvolvimento técnico, feedback, sessões de música experimental, grupos de leitura, performance improvisada, cozinha em grupo, etc. A estrutura abre portas a muita flexibilidade, mas requer também uma participação responsável e envolvida por parte de todos os residentes.

candidatura

Destinatários

Artistas visuais, designers, jardineiros, escritores, criadores de som, cantores de improvisação, performers, filósofos... entusiasmados pela ideia de viver numa micro comunidade artística baseada em intercâmbio, sem hesitações em apagar barreiras entre privado e público, em viver e criar no mesmo espaço - um espaço informal, experimental, no-budget e anti “cubo branco”.

Seleção

Mediante candidatura nos termos descritos na Open Call e carta de motivação. Opcionalmente poderá ser enviada uma descrição breve do projeto. O processo de seleção inclui uma entrevista via Skype.

instalações

A comunidade DE LICEIRAS 18 está instalada numa típica e antiga moradia de dois andares, no centro da cidade, que se parece adaptar organicamente à forma da própria cidade. Na moradia não predominam linhas perpendiculares e os pavimentos mostram-se quase inclinados. Do exterior ouve-se um misto de sons de quotidiano. A entrada da casa esconde-se numa pequena travessa, fora do olhar de turistas e plena de vida efervescente dos habitantes locais. A realidade desta rua torna-se ainda mais curiosa pela combinação de vizinhos: uma antiga oficina de sapateiro, um clube de motards e uma tasca tradicional. A segunda fachada da casa, por sua vez, está voltada para um bordel.

Mais informação

  • 4 ateliers retangulares habitáveis com 20 m²
  • "The Triangle", atelier habitável com 10 m²
  • Pequena cozinha equipada
  • Sala de jantar
  • 2 quartos de banho e 1 toilett
  • Arrecadação
  • Wi-fi
  • Pequeno espaço nas hortas comunitárias “Musas” (utilizável como estúdio ou venue)