1/3

Área Artistica

Artes Performativas

Contactos

Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues
Rua da Fábrica Social s/n,
4000-201 Porto

companhia.aturma@gmail.com
+351 913 532 690

sobre

A Turma é uma estrutura de criações próprias no âmbito das artes performativas e audiovisuais.
O seu repertório contempla peças de autores fundamentais da dramaturgia contemporânea; adaptações livres de clássicos, ensaios ou outros textos literários; nova dramaturgia e textos originais.
Propõe-se criar memória das suas atividades através da realização de documentários, edição literária (textos originais e traduções), promovendo a circulação de espetáculos e a abertura das suas ações ao público, organizando conferências, entrevistas, laboratórios e residências artísticas. Provoca a cooperação entre criadores das mais diversas áreas do espetáculo, investindo na criação de conteúdos originais, defendendo condições dignas de trabalho para os artistas. A investigação cénica e dramatúrgica sobre a linguagem e as relações humanas são a sua mais forte premissa. Cria e explora estratégias de comunicação adequadas a cada produção, como parte essencial de um processo artístico, promovendo a criação de novos públicos. A Turma é, desde 2018, uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura / DGArtes.

candidatura

Destinatários

Artistas internacionais de artes performativas e/ou artes visuais
Envio de CV e respetiva proposta após a apresentação da Companhia e do espaço.


Selecção

Mediante envio de dossier de projecto com sinopse, ficha artística, nota biográfica da equipa envolvida, proposta de duração/calendarização da residência, links para informações úteis (sites, vídeos, informação de projectos anteriores...).

 

instalações

A Turma procura acolher um artista das artes performativas e/ou artes visuais, para desenvolvimento e apresentação do seu projeto numa Blackbox com cerca de 320m2, inserida na Fábrica Social - Fundação José Rodrigues, com chão coberto de alcatifa preta e plateias móveis. 

Mais informação

• Blackbox com cerca de 320m2
• Chão coberto de alcatifa preta 7x12m
• 4 Plateias móveis
• Possibilidade de utilização de 6 varas com limite de 15kls cada

apoios

4000€-6000€ - Bolsa In Residence / Câmara Municipal do Porto